domingo, 30 de setembro de 2012

SER MÃE É PADECER NA PARAÍBA ??!!

Esta é uma frase que ouvi diversas vezes de uma secretária (do lar) que me acompanhou por um longo tempo ainda solteira e depois de casada, a Lili, ótima pessoa e que criou seu filho praticamente sozinha com muito zelo e amor...saudades...mas enfim porque a emprego da mesma hoje? Pensamentos que tenho, no pouco tempo livre para eles e que me deixam sempre preocupada com a mãe que tenho sido e que vou ser...acho que estes pensamentos afligem TODAS as mães contemporâneas que trabalham e assim tem seu tempo de dedicação ao filho ou filhos diminuído.

Sem desmerecer, julgar ou comparar, nós mães de crianças especiais que necessitam de acompanhamento de inúmeros profissionais e que tem uma rotina de terapias todos os dias da semana acredito que temos mais dilemas com este tempo...sofro quando não posso acompanhar a Helena na fisio, ou na to ou na fono, mesmo sabendo que é o meu marido que vai com ela, mas venhamos e convenhamos por melhor que seja o pai (e o Guilherme é um pai fantástico) mãe é mãe, né gente? Sofro quando tenho que sair e deixá-la em casa...aff...quando escrevo vejo que estou exagerando...ou não? Na verdade não sofro porque acho que ela vai ficar mal cuidada ou que ela vai sentir minha falta (ela sente mas nada que o pai não possa sanar) sofro por mim mesma que nestes momentos acredito que as minhas outras atividades podem ficar para depois e a Helena nunca!

Hoje ao tirar um curativo que coloquei em volta da gastrostomia (com micropore que ficou agarradinho naquela pele fininha, ai, ai, ai!) estava concentrada tentando tirar sem causar muita dor e meu marido do lado  tagarelando enquanto a Helena colocava a mão e tentava se desvencilhar de mim...no desespero da situação e cansada como ando (daí o meu maior dilema quanto às outras atividades!) falei de uma forma que na hora não achei ríspida: "Helena filha, a mamãe sabe que está doendo, mas eu tenho que tirar!". Na mesma hora meu marido parou de falar o que nem sei que ele estava falando e disse "Você quer que eu tire, você está meio impaciente...". Aí olhei para a Helena que estava imóvel olhando para mim e parecia sem coragem de colocar a mão ou reclamar do que eu estava fazendo...meu coração se partiu em milhares de pedaços minúsculos...quase chorei...mas acabei de tirar o curativo e dei uns apertõezinhos na fofucha!

A Helena precisa sim de cuidados especiais, eu como mãe não acho pesado e nunca reclamo, porque ela lida muito bem com a situação e nós, seus pais, adultos e responsáveis por ela temos amor mais que de sobra para nos dedicarmos de corpo e alma à estas funções que ela demanda a mais que as outras crianças. Mas, as vezes, e na maioria delas devido ao acúmulo de funções fico impaciente sem perceber e depois passo séculos me martirizando por isso...então é isso SER MÃE É PADECER NA PARAÍBA! Não porque a Helena me dê trabalho, não dá, não que me sobrecarregue, mas porque sempre me questionarei se sou boa o suficiente como mãe, já que não posso ser só mãe...e bem que eu queria, viu! Olha só se não vale a pena?!!








Minha princesinha...te amamos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário