sexta-feira, 18 de maio de 2012

TAGARELA...!!!!

Helena com toda sua faceirice prematura vem tagarelando devagar e sempre, seguem as mais novas:

Papai - direitinho e sempre olhando para ele

mamãe - hoje pela primeira vez deste jeitinho (nem precisa dizer que quase morri do coração, né?)

A-ca-bou - com direito a silabar e gesto com as mãozinhas espalmadas

aqui - batendo no que quer mostrar onde está

tchau - na verdade é tauuuuuuuuuuu!!! com as mãozinhas balançando

aguá - direitinho para pedir água (único alimento que vai bem via oral) e fazendo referência à figuras, desenhos, água do chuveiro e quaisquer outros líquidos...

Aika - nome abreviado dos seres que não são pessoas, ou seja, o mundo se divide em pessoas e Aikas. Explico Laika é uma cadelinha do sítio dos meus sogros que a Helena simplesmente AMA e a associação foi esta: animais (de qualquer porte e quadrúpedes são Laikas).

Piiii!!! - passarinhos e pintinhos

Fon-Fon - brincadeira de apertar o nariz - de todo mundo!!! Hehe!!!

Oiii - cumprimento matinal para mim e para o papai

Otro - outro é claro para tudo que ela quer outro

doi - dois (identifica direitinho dois objetos e dois dedinhos)

qua - quatro, acho que ela gosta de números pares...ha!!!

Oba, Eba, Opa, Epa, Eca - Opa para sustos e caidinhas no chão, Oba e Eba quando gosta de alguma coisa, Eca para cocô!!! Haha!!

Divertidíssima e linda!!!

Mamãe te ama minha flor!!!

domingo, 13 de maio de 2012

AOS MEUS DOIS FILHOS

Sábado, 12 de maio de 2012

X: "Feliz dia das mães! Oh me desculpe você já é mãe?"

Eu: "Sim..."

X: "Quantos filhos você tem?"

Eu: "Dois...um menino e uma menina..."

X: "E qual a idade deles?"

Eu: "1 ano e dez meses."

X: "Gêmeos?!!!!!"

Eu: "Sim...gêmeos..."

X: " Então parabéns duplamente para você e volte sempre..."

Eu: "Obrigada!"

Aos meus dois filhos agradeço ao título mais nobre dado a uma mulher o de MÃE!!!
A VOCÊ HELENA COM TODO O MEU AMOR!
A VOCÊ JORGE COM TODO O MEU AMOR E MINHA IMENSA SAUDADE!!!

A todas as mães de filhos ausentes e presentes FELIZ DIA DAS MÃES!!!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

CORTICÓIDE INALATÓRIO - MAL REALMENTE NECESSÁRIO?


Venho lutando para retirar o uso constante que a Helena faz do corticóide inalatório (budesonida). Os pneumologistas que a acompanham (três) têm opiniões variadas sobre o uso do corticóide, mas a pediatra é categórica em dizer que ela precisa e que o corticóide vai ajudar na prevenção das crises alérgicas e gripes. Enfim, a tentativa de retirar foi mais por insistência minha...fico receosa com o uso constante e em alta dosagem (a da Helena é a mais alta receitada 800 mcg/dia divididas em 2 pufs pela manhã e dois pufs à noite).

Todos nós sabemos do efeito deletério dos corticóides em longo prazo, pois além de imunossupressores eles causam danos à visão e ao funcionamento de órgãos como os rins...mas resta saber, como desde o primeiro dia de vida da Helena, o que mais vale a pena: uso do corticóide e acompanhamento constante para evitar problemas maiores ou crises respiratórias sucessivas alérgicas, virais e bacterianas devido à fragilidade dos pulmões?

Um médico na UTI me disse uma vez que nenhuma gota de medicamento ministrada sairia impune, ou seja, todos os remédios tomados possuem graus diferenciados de efeitos colaterais e eles seriam vistos mais cedo ou mais tarde na vida da Helena. Na UTI as situações são sempre relativizadas pelo quesito SOBREVIVÊNCIA, o que é pesado ao se receitar qualquer medicação ou realizar os procedimentos é se com eles o bebê sobreviverá – daí remédios e procedimentos agressivos são ministrados e feitos com a naturalidade de se tomar um comprimido para dor de cabeça (não que não existam remédios para dor de cabeça bastante agressivos).

Como a Helena já teve sua superdose de medicação e procedimentos na UTI ficamos sempre atentos para não ceder ao primeiro pedido de exame ou começar a medicá-la sem critério ou “só para ver se funciona” , daí a minha vontade de cessar o uso do corticóide. Mas enfim voltamos ao pneumologista que a atende em OP e ele também é da opinião de que ela precisa do corticóide continuamente...fazer o que? O inverno começou forte por aqui e as crises respiratórias também, por isso voltamos ao uso do corticóide com a esperança de que a Helena sairá com uma saúde melhor num futuro próximo e que seus efeitos deletérios não tenham reflexos graves a curto, médio ou longo prazo...

Como diz uma amiga “nestes momentos ser mãe é padecer na Paraíba...”!

NOTÍCIA



Sabemos bem que toma conta de todas as rodas de conversa em Minas Gerais, quiçá no Brasil, a história da pequena Carolina que nasceu com 360 gr. Nós nos solidarizamos diretamente com a família deste pequeno grande milagre, pois sentimos na pele o que viveram neste tempo em que ela esteve hospitalizada. Cinco meses que devem ter parecido anos pela pseudo-presença de um bebê que ninguém da família conhece pessoalmente, mas que ama, reza e acompanha em tempo integral via sofrimentos e alegrias dos pais.

Este post não tem a intenção de divulgar além do que a mídia já está divulgando, mas é só um registro do quão são interessantes e carinhosas as reações das pessoas que têm contato conosco e que ficam sabendo da notícia. “Vocês viram aquele bebê que nasceu de 360 gr e saiu do hospital?”. Várias pessoas parecem querer nos ver para comentar...é uma forma carinhosa de lembrar sempre da nossa história e a maior parte delas fala com felicidade por mais uma vitória de um pequeno, neste caso pequeníssimo bebê. É muito interessante como histórias de vidas ainda tão curtas, como desses bebês são inspiradoras e fazem com que suas famílias sejam para sempre lembradas a cada nova história, principalmente naquelas em que os bebês vão para a casa.

Desejamos a família da pequena Carolina força, coragem, muita paciência e amor...estes pequenos enchem nossos dias de alegria, mas a luta maior começa agora...os prematuros extremos e com muito baixo peso como a Carolina são verdadeiras “caixinhas de surpresa”; nem sempre reagem como esperamos e muitas e muitas vezes superam as nossas expectativas.

Que a Carolina cresça com saúde, força e vontade de viver ela já mostrou que tem e que seus pais não se apeguem aos prognósticos, mas a sua bela e forte presença nas suas vidas. Como eu já escrevi em diversos outros posts: para mim hoje filhos nada mais são do que presença, por longos ou curtos espaços de tempo, se eles estiverem aqui conosco já está valendo à pena!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Pequenas grandes felicidades desta semana:

Helena muito melhor da crise de asma...remedinhos acabando e a pequena dormindo muito melhor...e nós também...

Friozinho de Ouro Preto e neblina ADOOOOORO!!! Dormir debaixo de cobertores quentinhos e macios...delícia!!!

Sexta-feira sem ter que fazer malas e acordar no sábado às 5:00 da matina para ir para BH...esta semana não vamos, ficaremos em casa...esta não é pequena é GRANDE felicidade...

Helena falando Pai e Mãe, deste jeitinho mesmo, super felicidade...

Bom final de semana a todos!





quarta-feira, 2 de maio de 2012

ASMA E PASSAGEM PELO PA

Pois é, prematuros têm 50 % de predisposição a desenvolver doenças pulmonares (as mais comuns: bronquites asmáticas e a asma propriamente dita); já prematuros que têm histórico familiar (pai e mãe) e moram em Ouro Preto onde o mofo é comum e geral...esta predisposição vai, acredito eu para os 120% !?

A Helena tem um padrão respiratório que revela um certo esforço, nada surpreendente para um bebê que ficou 88 dias em suporte ventilatório e sofreu de displasia broncopulmonar até o final do primeiro ano de vida, mas os fatores hereditários e a condição de umidade excessiva de Ouro Preto, que por mais cuidados que tenhamos, leva ao aparecimento de mofo acabam por formar um quadro geral difícil de evitar crises de asma.

Ela vem arrastando uma gripezinha sem febre (só aqueles sintomas chatos...o principal deles um aumento de secreção alta) há uns dez dias e como a pediatra estava em um congresso ficamos somente hidratando mais, entramos com salbutamol 2 vezes ao dia e um xarope à noite...mas não foi o suficiente porque aqui em casa por mais que a gente limpe e não exista nada de tecido ou felpudo o mofo sempre aparece...

Assim na noite de quinta - feira para sexta - feira achei que ela teve mais dificuldade de respirar e resolvi levá-la ao PA na Santa Casa de Misericórdia aqui de Ouro Preto (aliás único hospital da cidade...absurdo), fomos atendidos e já na triagem a enfermeira mediu uma saturação de 87 (incompatível com o nível de cansaço que ela apresentava, mas mesmo assim ficamos muito preocupados), encaminhada para o pediatra ele verificou um esforço respiratório considerável e na ausculta achou que ela estava chiando muito, como eu imaginava!

Passo seguinte...ataque de Berotec (três doses consideráveis em um intervalo de 40 minutos via inalação) e raio-x do tórax neste momento eu me acalmei só porque ela estava com uma carinha ótima, apesar de bem cansadinha. O pediatra disse que se a chieira não melhorasse a internação seria inevitável, aí fiquei um pouco desesperada se é que existe um pouco para desesperada...mas ficamos aguardando e ela foi melhorando o cansaço. Depois do raio-x que graças a Deus estava ótimo fomos liberados (já estávamos no PA a 3 horas), chegando em casa acampamos na sala para uma limpeza minuciosa dos quartos com lisoforme e continuamos com os remédios...lá vai mais cortisona...

No fim ela vem melhorando aos poucos mas hoje vai a pediatra para ver se realmente a crise passou...

Ufa!!!! SE ALGUÉM TIVER UMA RECEITA INFALÍVEL E PODEROSA PARA ACABAR COM MOFO PODE PASSAR...VALE TUDO...