segunda-feira, 18 de junho de 2012

TRABALHO DE CAMPO...FORÇADO!!!

Pois é...quem mandou estudar??? Brincadeiras a parte esta é uma das que meu irmão gosta de fazer comigo, mas aqui no Brasil ser professor e pesquisador é bem trabalhoso. Somos muitas vezes desestimulados a nos aprimorarmos ou nos qualificarmos, que é o termo certo. Nenhum professor universitário das instituições federais aqui fica rico, aliás na maioria das vezes ganhamos menos do que nossos alunos recém-formados. 

Mas sou feliz assim...fazer o que? Desde a graduação que venho me preparando para ser professora e pesquisadora e cá estou eu onde gostaria de estar...mas o que tem a ver esta lamúria com o post...simples...Helena teve que ir comigo e o papai fazer trabalho de campo em um distrito de Ouro Preto neste final de semana, super charmoso, tenho que admitir, mas este não é um dos programas prediletos de uma criança tão pequena - acompanhar os pais no trabalho, né não?

Enfim ficam aqui alguns registros da pequena em seu "passeio forçado":

saindo de casa...acho que ela ainda estava achando que era só um passeio...


com o papai dando sua famosa caminhada na porta da Igreja de Lavras Novas...este sol tá me matando mamãe...!!!!!


paisagens que valem a pena...adoramos Ouro Preto!!!


chega mamãe...vamo embora...tá na hora!!!!



beleza pura...montanhas e centro histórico lá no fundo....Centro Histórico de Lavras Novas, viu!!!


Enfim, esta não é a primeira e acredito que não vai ser a última aventura da Helena devido ao nosso trabalho...vamos ver se da próxima vez podemos aproveitar mais, né bebê?

domingo, 17 de junho de 2012

EU E MEU PAIIIIIII









Há tempos queria postar umas fotos da Helena e seu Paiiiii como ela o chama...eles são super apegados e ele é um paizão, faz de tudo: dá banho, troca fraldas, remédio, dietinha e tudo mais que vier...amores da minha vida!!!!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

18,5

Esta semana eu e meu marido completamos 18 ANOS e meio de relacionamento, entre namoro, noivado e casamento...é uma vida...e uma ótima vida!!!

Nos conhecemos na adolescência, eu com 17 e ele com 18 anos e seguimos caminhos, principalmente na preparação para a profissão e mais tarde profissionais bastante parecidos, fizemos mestrado e doutorado ao mesmo tempo e somos hoje professores e pesquisadores na mesma instituição e no mesmo departamento, consequentemente dividimos a mesma sala!!! Se os opostos se atraem não é nesta área que pensamos de maneira diferente...hehe

Mas o que é mais importante é que amadurecemos juntos também afetivamente e os momentos difíceis pelos quais passamos nos deixaram além de muito mais "adultos" também muito mais unidos. Hoje a nossa família é tudo para nós e compartilhamos um amor infinito pela nossa pequena Helena...enfim como ele mesmo diz "é amor a toda prova!"...

Meu Amor,

hoje posso dizer que vivi mais tempo ao seu lado do que sem a sua companhia e pegando emprestada uma declaração de uma grande amiga "sem você não sou nem a metade"!!!!

te amo




terça-feira, 12 de junho de 2012

ALERGIA? GRIPE? ASMA?

Desde o dia 31 de março que a Helena vem apresentando um certo desconforto respiratório que culmina em noites mal dormidas, em passagens pelo PA e nos últimos dez dias no uso de antibiótico que ela não tinha usado ainda desde que teve alta da UTI há quase dois anos atrás. Hoje amanheceu de novo com o nariz congestionado e não sabemos, nem os médicos que a acompanham, o que realmente está acontecendo com ela...o salbutamol (Aerolin) já é de uso diário 12 em 12 horas em conjunto com o corticóide inalatório...uma batalha que parece não ter fim, o problema é que ainda não identificamos claramente o inimigo, eis a questão do título da postagem.

Quando a Helena ainda estava internada na UTI uma grande amiga pediatra que nos deu um apoio emocional e médico imenso me disse: "Vocês sabem que a Helena terá problemas respiratórios severos, não é? A displasia brocopulmonar e a doença membrana hialina são patologias graves que terão efeito sobre a saúde respiratória dela por muito, muito tempo...!" Guardei as palavras exatamente como foram ditas porque acreditava ser possível que não se concretizasse o quadro exposto por ela...ledo engano...estas patologias que são reflexo de um pulmão extremamente prematuro e de um suporte ventilatório por muito tempo realmente afetam a saúde pulmonar da criança e são um verdadeiro martírio para os pais.

Próximos passos: 
. outra pneumo em vista...outra indicação que vamos conferir...
. alergista, dizem que antes dos dois anos nada mais pode ser feito, mas como os dois anos estão muito próximos vamos ver no que dá...
. homeopatia para ver se um tratamento mais global, da situação clínica da Helena como um todo será mais eficaz...

vamos lá!!! E vamos Lê!!!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

NUTRIÇÃO

Há tempos queria fazer esta postagem, mas tenho andado muito sem tempo...a Helena e sua asma também tem nos deixado bastante preocupados e e as crises pelas quais ela passou nos últimos tempos a levaram até a estrear (pós-UTI) nos antibióticos...fazer o que?

Enfim, já havia comentado em postagens anteriores sobre as dificuldades gastrointestinais causadas pelo uso da gastrostomia e também sobre os meus receios nas questões ligadas as perdas nutricionais que uma alimentação que não acontece via oral pode acarretar. Em pesquisas que comecei a fazer acabei encontrando muita informação e fiquei perdida em como organizar e, o mais importante, filtrar as que são confiáveis e que se encaixavam na situação da Helena.

Como professora e pesquisadora resolvi então ir direto à fonte e fiz contato com uma professora aqui na UFOP da Escola de Nutrição. Gostaria de ressaltar o ótimo trabalho desenvolvido aqui com a nutrição infantil em projetos de extensão da Universidade e o carinho e disponibilidade com os quais fui recebida pelos colegas professores. O meu contato direto foi a Profª Drª Maria Cristina Passos que me recebeu pessoalmente e muito se comprometeu em me ajudar na orientação nutricional da Helena. Como a Universidade não trabalha com nutrição infantil para crianças que usam gastrostomia ela me encaminhou para um grupo criado na Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto. Então a Helena começou a fazer parte de um grupo de Assistência Nutricional formado por uma nutricionista, uma nutróloga, uma psicóloga, uma fonoaudióloga e um pediatra.

Fiquei inicialmente receosa, mas muito empolgada com a estruturação do grupo e com a seriedade do trabalho. Até então a Helena foi atendida somente pela nutricionista e depois de um período de adaptação à dieta sugerida, e se necessário for, os demais profissionais irão também atendê-la. O mais interessante é que, mesmo não sendo atendida por eles o caso dela foi discutido em grupo e a sugestão de dieta foi feita sob a supervisão de todos.

Mas esta postagem tem uma finalidade prática mesmo...apesar de saber que as orientações nutricionais são muito individuais eu gostaria de pontuar algumas modificações que foram muito proveitosas para a Helena:

1. Retirada do leite da dieta: apesar do leite que usávamos ser sem lactose o perfil alérgico da Helena pede uma dieta sem leite e seus derivados que não necessariamente causam alergia mas podem agravar um quadro alérgico e as vezes até mesmo inflamatório - a troca foi feita por uma fórmula, no caso dela o Fortini da Support.

2. Inclusão do probiótico em pó (1/2 sachê todos os dias, misturado ao suco ou vitamina) - um ponto que me intrigava bastante na dieta via sonda é que as fibras acabam sendo retiradas, por mais que tentemos as fibras são coadas para que a dieta passe pelo orifício da sonda no abdômen e aí adeus fibrinhas...assim o probiótico equilibra esta perda. No caso da Helena foi muito bom...o intestino funcionava normalmente mas com cocô muito durinho, agora a consistência é outra e além do mais o probiótico protege floras estomacal e intestinal - tivemos a prova durante os dez dias de uso do antibiótico, a Helena tolerou todas as dietas e o intestino só funcionou mais vezes, mas ela não teve diarreia, comum com o uso de antibióticos de amplo espectro como o que ela usou.

3. Inclusão do óleo de linhaça dourada (duas colheres de chá por dia misturadas à fórmula ou a papinha): este óleo é rico em omega 3 e 6 compostos que tem comprovadamente ajudado na plasticidade e recuperação neuronal devido à sua ação antioxidante. Como a maior fonte na alimentação destes compostos é o peixe a coisa ficava meio complicada. A Helena come peixe mas a retirada do "suco" da carne de peixe é bastante restrito e assim ele não é tão bem aproveitado como deveria, assim o óleo de linhaça vem para esta compensação e para muitas outras que os antioxidantes trazem para a nossa vida.

No mais algumas frutas foram acrescentadas como acerola, kiwi e caqui e outras reforçadas como o melão e a melancia...além do uso diário de couve e cenoura cruas nos sucos.

Enfim, nenhuma mágica retirada da cartola, mas boas orientações que já mostram fazer a diferença...