quarta-feira, 19 de junho de 2013

MI, MI, MI...

Pois bem, nesta onda de mudanças (rs) resolvi que meus posts (eu) estou muito Mi, Mi, Mi...quero ficar mais Lá, Lá, Lá...hehehe....

O que quero dizer é que procuro, há muito tempo, mas nem sempre consigo (tenho que admitir) me lamentar menos, principalmente em relação à Helena e às situações que fazem parte do nosso cotidiano. Passo por momentos bem Mi, Mi, Mi MESMO!!!! Mas não os quero como constantes em minha vida e quem me conhece no dia a dia sabe que não fico com cara de "cachorro que caiu do caminhão de mudança" não, sou uma pessoa positiva e de "cara boa" na maior parte do tempo.

Então...partindo deste princípio e tornando a situação real, venho por meio deste post contar nossos momentos Lá, Lá, Lá!!! destes últimos dias:

- Helena recuperando a postura e a marcha...devagarinho mas sempre em frente. O tutor fica pronto no dia 29 e acredito que vai ajudar ainda mais nesta recuperação;

- Depois da internação e da entrada do Topiramato em nossas vidas a Helena estava comendo pouquíssimo e já nem solicitava nada, nem a água que ela tanto gostava...mas eis que o apetite e interesse voltaram e hoje , na sessão de fono foram pelo menos (sozinha e com a própria mãozinha) 2 colheres de sopa de feijão batidinho e 20 ml de água...VIVA!!!!

- Cognitivo a todo vapor com domínio de todo o alfabeto e diferenciado letras de palavras e frases...hahaha..."Mãe por favorzinho me dá a palavra indiozinho!" (joguinho de montar figuras, letras e palavras da Galinha Pintadinha) uma fofura só...

Então...acho que consegui, nem que como um lampejo ter um momento Lá, Lá, Lá...




segunda-feira, 10 de junho de 2013

DEMORADO...

Demorei para escrever este post demorado porque me faltou energia mesmo...difícil passar por certos momentos da vida, mesmo que você saiba que não são os mais difíceis que enfrentou, sem perder um pouco daquela energia que nos move, nos movimenta mesmo...enfim, preâmbulos a parte passamos um daqueles perrengues com a Helena e eu passei por outro que não a envolve mas que abalou um pouco da minha fé na minha capacidade profissional e assim fiquei mesmo "pra baixo".

A Helena começou com uma gripe e tosse e desde o início me preocupei porque a tosse é daquelas que minha avó chamava de "repique" que parece que a criança não consegue finalizar o processo de tossir e fica tossindo, tossindo, tossindo...levamos ao pronto atendimento aqui em Ouro Preto no final de semana (dia 21 de abril...aff feriado de Tiradentes, looootado) mas enfim o médico achou a ausculta boa e não indicou o uso de antibióticos, no dia seguinte levei à pediatra dela e ela concordou pois além dos corticóides que ela usa continuamente já estava usando a predinisolona que ajudaria se fosse um processo alérgico. Mais um dia e nada da menina melhorar, volta na pediatra entra com antibiótico, mais um dia e nada...aí a pediatra pede para levarmos para BH e internarmos...vixe, surtei...a Helena não tinha sido internada ainda depois da UTIneo, mas...lá fomos nós, sem vagas para internação pediátrica pelo nosso convênio...espera de cinco horas nos pronto atendimentos...pedi socorro para a minha GO e ela indicou um pediatra que faria a internação sem passar pelo PA, mas particular. Mesmo ele relutou em internar, mas no fim internou porque o RX indicou que um dos pulmões já estava colabando (fechando)...cinco longos dias de internação com a Helena muito desanimada e prostrada e ligada ao O2.

Saímos do hospital com ela ainda ligada ao O2 e ficamos trinta dias em BH porque além da questão respiratória a neuro achou melhor fazer uma troca de medicação (saindo o Clobazan e entrando o Topiramato) para tentar uma monoterapia que, ao que tudo indica, não será possível...no meio desta confusão toda defendi minha tese de doutorado que foi outro furacão na minha vida, momento que era para ser de felicidade e alívio e que acabou virando uma novela pelo momento pessoal pelo qual estamos passando com a Helena...mas no fim valeu a pena...afinal é o final que conta, não é mesmo?

Hoje, especificamente estamos muito atentos à Helena que parece estar apresentando pequenas crises de ausência e por isso volta o ácido valpróico que estava em processo de retirada...é mesmo muito difícil trabalhar e me concentrar em outros campos da minha vida e deixar a Helena e suas prioridades de lado...é muito, muito estressante pensar e articular tudo e ainda ter que responder por responsabilidades fora de casa...e sei que quem mais sai perdendo é a Helena que percebe nosso cansaço e impaciência com os inúmeros compromissos profissionais que temos...dali paciência...dali energia...

Mas no fim encomendamos outro tutor (curto e articulado) para ver se ela recupera a marcha que começou a desenvolver, hoje ela perdeu totalmente o equilíbrio, mal consegue dar três passos sem encostar as mãozinhas no chão e isso parte meu coração porque sei que ela quer andar, que quer ser independente e que sempre terá suas limitações a vencer...mas o bom é que rapidinho recolho os cacos vendo as tiradas extraordinárias que mostram o quão ela é desenvolvida cognitivamente e que vai acabar tirando de letra as limitações e se projetando para o mundo do seu jeito, no seu ritmo e mostrando a sua força e inteligência.

É isso, sem desculpas pela ausência, só um momento "off" para recarregar as energias...